Duvida: Projeto GeoProcessamento |
||
|---|---|---|
|
Iniciante
![]()
Cadastrado em:
19/7 16:45 Grupo:
Usuário Mensagens:
3
![]() |
Ola a todos, estou cursando a Faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. estou iniciando meus estudos nesta área. Comecei criando um banco de dados Postgresql/PostGis e importei um shapefile dos Estados do Brasil e mandei visualizar no qGis, isso no Linux (ArchLinux). Vi alguns casos de sucesso de geoProcessamento aqui no blog e na net. Estou lendo todos os posts e links refencial aqui (Geo.NET) postados, que estão me animando bastante. Agora que ja me conhecem um pouco vou direto ao assunto: Senti falta de algumas informações sobre projetos de geoProcessamento, como:
E como todo iniciante, estou meio perdido: Como criar/modelar meu próprio mapa mapa (Tutorial)? Sei que tenque ter um GPS, mas teria como pega um mapa pronto e detalhar ele mais (ruas,campos ..)? Não quero nada mastigado, apenas um "Ponta-Pé" inicial. Atenciosamente Rodrigo!
Enviado em: 19/7 17:32
|
|
Transferir
|
||
Re: Duvida: Projeto GeoProcessamento |
||
|---|---|---|
|
Veterano
![]()
Cadastrado em:
2/5/2008 10:14 De João Pessoa - PB
Grupo:
Usuário Mensagens:
195
![]() |
Olá Rodrigo, seja bem vindo à família Geo.NET! Olha só, vou tentar dar uma clareada em suas dúvidas. Vejamos se mais ajudo ou atrapalho: Custo de um Projeto: Depende! Deve-se levar em consideração um sem número de fatores, tais como TIPO do projeto (Ex: Incluirá trabalhos de campo? Será necessário alugar equipamentos? Quantos e qual profissionais estarão envolvidos? Deslocamento? Tributos envolvidos? Pessoa fisica ou jurídica? Região?...) Há trabalhos (projetos) de Geoprocessamento que podem custar alguns poucos milhares de Reais até milhões de Reais dependendo das dimensões do mesmo. Entendeu? Tempo (Duração) de um projeto: Depende! São também diversos fatores a ser considerados. Há casos de poucos meses, mas já elaborei projetos para serem executados ao longo de mais de um ano e meio (e a casos mais extensos). Está percebendo que tudo depende da aplicação que se deseja fazer do Geoprocessamento? Lucros de um Projeto: Depende! ... dos mesmos fatores citados no item sobre custo, bem como das dimensões do projeto e da empresa, etc. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato. Ah! Acesse as duas primeiras partes da série de artigos que estou escrevendo sobre como Desenvolver um GIS: http://andersonmedeiros.wordpress.com ... como-desenvolver-um-gis1/ http://andersonmedeiros.wordpress.com ... como-desenvolver-um-gis2/ Um Abraço!
Enviado em: 20/7 22:28
|
|
|
Anderson Maciel Lima de Medeiros Tecnólogo em Geoprocessamento Consultor em Geotecnologias Livres Acesse: www.clickgeo.com.br Blog: http://andersonmedeiros.wordpress.com/ E-mail: anderson@clickgeo.com.br Skype: andersonmlm | ||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Iniciante
![]()
Cadastrado em:
Usuário Mensagens:
3
![]() |
Obrigado pela atenção Medeiros...
Claro que ajudou, mas digo a respeito de um caso, aonde os fatores ja estão especificados, como os apresentados na Geo.NET e em demais lugares. Resumindo: A documentação de um projeto, aonde envolve alem dos cinco processos (Aquisição de Dados, Manipulaçao, Analises, Gerencia de Produto, Tomada de Decisão) o custo e valor do produto final. Não deve ser facil encontrar.. Mas tambem não é um caso muito importante, o mais importante é aprender! haa.. sobre seus artigos, execelente trabalho... deixei uma duvida especifica la!! hehehe... Ha algo em minha cabeça: Como vou fazer um mapa e analises apenas para estudo? como realizar a "Aquisiçao de dados" tendo como recurso a internet? Eu posso pegar um mapa (IBGE) e detalhar melhor e analisar o mesmo?
Enviado em: 21/7 8:12
|
|
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Veterano
![]()
Cadastrado em:
2/5/2008 10:14 De João Pessoa - PB
Grupo:
Usuário Mensagens:
195
![]() |
Oi! As coisas estão meio corridas, depois respondo sua dúvida postada nos comentários do MEU BLOG. Como vou fazer um mapa e analises apenas para estudo? como realizar a "Aquisiçao de dados" tendo como recurso a internet? Eu posso pegar um mapa (IBGE) e detalhar melhor e analisar o mesmo? Veja bem, você pode baixar dados espaciais de vários sites sim e editá-los, bem como criar dados a partir de arquivos CAD e convertê-los para formatos compatíveis com banco de dados. Qualquer dúvida, estamos ai.
Enviado em: 21/7 18:35
|
|
|
Anderson Maciel Lima de Medeiros Tecnólogo em Geoprocessamento Consultor em Geotecnologias Livres Acesse: www.clickgeo.com.br Blog: http://andersonmedeiros.wordpress.com/ E-mail: anderson@clickgeo.com.br Skype: andersonmlm | ||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Cadastrado em:
27/10/2007 23:07 De Uberlândia - MG
Grupo:
Administrador Mensagens:
296
![]() |
Rodrigo,
Vamos ver se consigo te ajudar: "A documentação de um projeto, aonde envolve alem dos cinco processos (Aquisição de Dados, Manipulaçao, Analises, Gerencia de Produto, Tomada de Decisão) o custo e valor do produto final." Aquisição de Dados - depende. A maioria dos órgãos/empresas já tem alguma coisa de informação. Aqui cabe mais "migração de dados". A maioria das empresas de desenvolvimento de softwares GIS customizados NÃO realiza coleta de dados. Se fazem, é um trabalho separado. Manipulação - mesma questão acima. Análise - de requisitos? Todas empresas (devem) fazem. Todo o processo de desenvolvimento de software é seguido, com suas boas práticas, etc. As demais questões, especialmente com coleta à dados, são trabalhados separadamente.
Enviado em: 21/7 22:10
|
|
|
||
||
|---|---|---|
|
Iniciante
![]()
Cadastrado em:
Usuário Mensagens:
3
![]() |
Tiraram minhas duvidas, agora sei por onde começa!!!
Obrigado Medeiros e georgecs... Abraço a todos!
Enviado em: 22/7 9:16
|
|
Transferir
|
||

Hoje: 7
Ontem: 7
Total: 9434
Visitantes : 10
Usuários : 0
Total: 10